Pés, a fundação do ciclista - Parte 1
Tal como na construção de uma casa, nunca se começa pelo telhado, mas sim pelas fundações.
Transpondo este exemplo para o ciclismo, os pés do ciclista são a fundação da sua posição e como tal, é a primeira zona a ser avaliada durante um Bikefit.
Em todo este processo, é essencial avaliar os pés do ciclista, os seus pontos fortes e fracos, compreendendo a interface "pé-pedal". Infelizmente presta-se muita atenção à posição dos cleats/travessas nos sapatos, mas muito raramente se presta atenção aos pés que estão dentro destes.
Continuamos a receber ciclistas com sapatos completamente desajustados aos seus pés, especialmente em termos de dimensões, vendo no dia-a-dia sapatos compridos de mais e mesmo assim, apertados de mais.
Os ciclistas precisam de mais largura nos seus sapatos, mas infelimente continuam a ser mal aconselhados na altura da compra. Se sentem os pés apertados na largura, são levados a comprar sapatos 1 ou 2 números acima do ideal, para que tenham a largura desejada. O que acontece é que o ciclista só precisava de largura, e não comprimento, o que faz com que o pé não fique estável dentro do sapato, levando a instabilidades que terão repercussões em toda a cadeia motora.
Ao longo dos anos temos alertado para este facto, pois os ciclistas precisam de ser ensinados a procurar modelos mais largos e não ser levados a comprarem números acima. Os sapatos são importantes de mais para serem escolhidos em função da cor, design ou até do preço.
Os pés são como a fundação da casa, e se não estiverem bem, toda a casa acabará por desabar!
Boas pedaladas.