Ninguém nasce ensinado - Parte 1

Já diz o ditado, e muito bem, ninguém nasce ensinado, pelo que iremos sempre aprender até morrer.

Informar é um dos grandes objectivos desta página, pois Portugal ainda é muito pequeno na área da Biomecânica dos ciclistas, sendo que cada vez se fala mais de Bikefit, cada vez há mais profissionais na área, mas o conhecimento sobre o tema das pessoas em geral, infelizmente não tem aumentado de forma proporcional.

Assim, e como já nos colocaram esta dúvida várias vezes, vamos esclarecer este assunto mais uma vez.

Se procurarem aqui no Blog, encontram o texto sobre o porquê de usarmos um simulador em vez de usar a bicicleta do cliente. Este texto foi visto na nossa página de Facebook por mais de 7000 pessoas e fizemos tudo para que fosse inequívoca a razão de o fazermos.

Contudo, parece que ainda há dúvidas e desconfianças, especialmente na questão de se "perder" a bicicleta original na transferência das suas medidas para o simulador e vice-versa.

O nosso sistema funciona com um laser que se desloca através dos eixos X e Y (convém lembrar das aulas de Matemática), sendo o zero feito no centro pedaleiro (quer na bicicleta do cliente, quer no nosso simulador). Dessa forma o sistema consegue ler a posição exacta do selim e do guiador do cliente (quer em altura (eixo do Y), quer em “comprimento” (eixo do X). Estas medidas/distancias partindo sempre do Centro Pedaleiro, são todas medidas ao MILIMETRO.

Por isso, se têm esta dúvida, fiquem descansados, as medidas batem certo sem qualquer margem de erro. E se alguém vos disser o contrário provavelmente não está totalmente familiarizado com o nosso sistema e a forma de funcionamento do mesmo.

E se não acreditarem em nós, deixamos a foto do Centro de Investigação Biomecânica e Bikefit holandês onde fizemos a nossa formação, sendo o técnico um dos nossos formadores, e pedimos que vejam se conhecem o ciclista.

Para os mais desatentos, é "apenas" o vencedor do Giro 2017 e agora Campeão Mundial de Contra-Relógio 2017... Tom Dumoulin. E se repararem... está a fazer o Bikefit num simulador igual ao nosso! Se o simulador não fosse realmente preciso e se houvesse margem para erros, porque não estava ele na sua Giant de Contra-Relógio!?

Boas pedaladas!